Imagem capa - Festas infantis intimistas, tendência que veio pra ficar! por Deise
Família

Festas infantis intimistas, tendência que veio pra ficar!



Um Novo formato de festa para receber a família e amigos mais próximos tem ganhado cada vez mais espaço entre as famílias joinvilenses. Comemorar em grande estilo, com detalhes caprichados, uma lista de convidados resumida e um cardápio requintado faz parte desta nova tendência. Preparar a comemoração de  mais um ano de vida das crianças da família ficou ainda mais gostoso e agradável.


Decoração elaborada por Sophie Empório, personalizada com algumas peças da Vovó Rosi e da mamãe Thaysi


O que me chama a atenção nestas festas é a ELEGANCiA, o  CHARME e o CONFORTO

Como são poucos convidados  a festa pode ser mais personalizada e calorosa. O cardápio bem elaborado, com detalhes especiais pensado com carinho no publico que estará presente, e ainda o  fator mais importante e dominante para mim na escolha desta tendência, a atenção voltada ao aniversariante, que realmente pode desfrutar do seu dia sem muita pose pra foto, muito colo em colo, muitas pessoas em cima, muitas vezes até desconhecidas para a criança…{mas esse, é assunto para o próximo post - "O que devo saber antes de organizar uma festa infantil- um guia e relato de  fotografa infantil, Mãe e pedagoga especializada na primeira infância}


     Flores naturais dão  ainda mais charme as mesas


Pontos altos que me conquistaram:


Aconchego! 

Geralmente a festa acontece num espaço agradável, na casa do próprio aniversariante, onde ele está bem adaptado e seguro. Caso não seja possível, a escolha por um local especial e familiar pode ser uma boa saída. Oferecer um espaço com vários sofás para as pessoas ficarem bem a vontade, alguns brinquedos para distrair as crianças, serviço de garçom para assegurar que todos sejam bem servidos, e a locação de alguns brinquedos para os maiores, pode deixar ainda mais atrativo, mas nada de exageros, o pouco é muito neste tipo de festa!

Outro ponto que pode deixar a festa ainda mais acolhedora! o estilo de música! nada daquelas playlists batidas das festas infantis, a galinha pintadinha, a dona aranha, pintinho amarelinho…aquelas que no final do dia sua cabeça pede…por favor desligue o som..rsrsrrs nada contra…mas eles ouvem isso quase todo dia!! uma festinha pede algo diferente!

Nesse caso as musicas são escolhidas pela família, musicas calmas ou não, gostosas de ouvir musicas com o jeitinho da família!

Ahhh você deve estar se perguntando…isso é festa pra criança? Rsrs é sim!! Crianças também gostam de ouvir outros estilos musicais…elas são mais ecléticas que nós adultos! palavras de pedagoga, não de fotografa agora! Rsrrs




Elegancia!

Normalmente o espaço é bem planejado e decorado com atenção aos mínimos detalhes! e isso me encanta! Amo mimos, detalhes, carinho e amor nas coisas que nos cercam! E nesse tipo de festa isto tem um grande valor! São detalhes distribuídos por todo espaço! Tudo com muito charme e bom gosto. Muitos destes detalhes são preparados com antecedência por familiares próximos ou amigos… as Avós ganham disparado no quesito handmade (feito a mão) outra tendência que tem ganhado o mundo das festas! Sem contar a alegria que envolve as pessoas em poder participar de algum jeitinho da organização deste dia tão especial. Tudo que envolve amor, transborda e preenche! se preenche com amor, eu amo! 





Sabor…saboroso! Hummmm


Nem preciso dizer que este fator é levado com muita consideração pelos donos da festa! Quer mais carinho do que ser servido com algo muito saboroso e feito de um jeito todo especial e personalizado? ou ainda ser alérgico e perceber que foi pensado em você na preparação do cardápio? quando a festa é para poucas pessoas isto pode ser facilmente organizado! 

docinhos, salgadinhos, guloseimas dão lugar para muitas sugestões gourmet,  finger foods circulam pela festa e a cada momento você é surpreendido com  um mini prato diferente cheio de sabor. É uma festa para crianças, mas bem pensada para adultos.

Claro! não se preocupem formigas de plantão! tem  mesa de docinhos sim, mas  assim como todo o cardápio, a quantidade dá lugar a qualidade…e nem preciso dizer que o sucesso é garantido! 


Ricardo dando um toque todo especial a festa, cuidando nos mínimos detalhes de cada prato  do cardápio




     Bobó de camarão em copo de pupunha



    mini hamburguer gourmet - brusquetas de caponata


Interação!


Mais pontos para a festa infantil intimista! Você como anfitrião não se sente o tempo todo fazendo sala pra alguém que não se enturmou…

E olhando pelos dois lados! nada pior que ir a uma festa e ficar isolado de todos ou você como anfitrião perceber que há pessoas se sentindo excluídas! E  pode ficar pior quando ao final da festa  os pais da criança estão tão cansados de interagir com essa preocupação que percebem que não aproveitaram como deveriam e isso é terrível! vejo muito isso acontecendo por ai nas festas infantis! Então, mais um ponto para festas intimistas! todos se conhecem muito bem, não há sala pra fazer, só curtir e aproveitar! seu filho raramente vai estranhar algum convidado que chegar pra dar um abraço..mesmo assim não aconselho deixa-lo de colo em colo…rsrsrs só uma dica! a criança fica extremamente cansada e a festa pode acabar pra ela num piscar de olhos! 






Agora me diga! Você já se imaginou sentada em sua festa, saboreando o cardápio, conversando tranquilamente, sorrindo e brincando numa boa? Pois bem, bem vindo a festas infantis intimistas…isso é mais comum do que parece!


e por fim, mas não Menos importante… 


Na verdade o que mais importa! 


A criança!


Dou muitos pontos pra aquela festa em que os pais puderam ficar com seus filhos, brincar com eles, ver o que eles estão fazendo no seu dia especial… Saber que seu filho não ficou  horas da festa  fazendo fotos posadas com todos, para que ninguém ficasse chateado…{eu como fotografa tenho uma conversinha antes da festa com os pais, instruindo sobre isso} Já vi muita festa perder o rumo nessa hora! Claro meu jeito de fotografar é lifestyle, documental, então já faz parte de mim registrar um pouquinho diferente! 




Essa parte é minha tarefa, registrar sem sufocar! Deixar livre e correr atrás…rsrrsrs 

Assim é! Fotos naturais, de momentos sem minha interação, registros de amor entre a família, registro dos cuidados entre eles… fragmentos de todo o amor retirados deste dia tão especial!



Separei alguns registros da última festa infantil intimista em que estive presente… e o resultado esta aí para vocês conferirem…


Uma festa perfeita em todos os sentidos! perfeita para olhar, saborear e sentir!
























 Betina um dia irá olhar e perceberá quanto amor foi envolvido neste dia… 

Quanto amor da mamãe semanas antes tricotando os cachepôs da lembrancinha… nos porta retratos de flores, na escolha de cada profissional que faria parte do momento…ai vai meus aplausos para Sophie Empório com as mãos de fada na decoração  para o chef Ricardo com seus pratos pra lá de saborosos..que ainda dão água na boca só de lembrar..rssrs

Para Adri Santo (salgadinhos), Ana Cristina Doces e Cami Cake com seu bolo e cup cakes lindos de ver e perfeitos pra comer!!



Betina minha linda!! ainda bem que um dia você verá através das fotos o quanto seus papais estavam radiantes neste dia!! Foi lindo de ver o sorriso de orelha a orelha de seu papai, que não economizou na calorosa recepção com cada um que chegava e o cuidado de sua mamãe em cada detalhe da festa, mas principalmente todo o cuidado com você neste dia!!! 

Quanto amor pra ficar guardado em nosso coração...



e assim foi, Bday Betina - Na casa da vovó - joinville - SC